Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

aprender a fazer malha | learn to knit

 scroll down for english


Primeiro que tudo: não entre em pânico! Na malha há muitas formas diferentes de fazer a mesmíssima coisa e não quer dizer que uma seja mais certa que outra. Com o tempo e a experiência vai acabar por descobrir quais são as técnicas que mais se adequam ao seu estilo.  Acima de tudo divirta-se, experimente e não tenha medo de desmanchar!

FREQUENTE AULAS
Falando do que conheço, em Lisboa, a Retrosaria é incontornável para quem quer aprender a fazer malha, e sobretudo se quer aprender à portuguesa, ou seja com o fio por trás do pescoço - eu aprendi lá quase tudo o que sei! Há aulas para todos os níveis:  iniciação, técnicas de construção - aumentos, diminuições, etc-, interpretação de esquemas, malha circular, tricotar a cores e muito mais. Também pode optar por aulas particulares com a Rosa Pomar.
Ainda em Lisboa, na Tricot da Cinco há muito para aprender enquanto saboreia um scone e bebe um chá.

CONSULTE A INTERNET
Em português recomendo vivamente o Nionoi da Filipa Cordeiro. As explicações são quase todas em formato de vídeo e muito bem feitos. Aqui no Malha a Malha também pode encontrar algumas dicas.
Assim para começar convém dar uma vista de olhos em:

4. Ponto liga e ponto meia (as duas técnicas: à Continental, e à Portuguesa)
5. Ourelas (e também para costura, e também perfeitas em corrente )
6. Terminar (em liga e em meia)
9. Costurar: aqui e aqui
10. Amostra
11. Ler esquemas: aqui, aqui e aqui

Eu também adoro as dicas/resumos da Filipa sobre aumentos ( aqui, aqui e aqui) e diminuições (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Mas há muito mais para explorar!
Em inglês não passo sem: Fringe Assossiation | Beginning to knit, YSolda | Technique Thursday, The Purl Bee | Knitting Tutorials e The Craft Sessions | How To. As generosas autoras destes blogues são não só uma enorme fonte de informação como de inspiração.


LEIA LIVROS
Para aprender a fazer malha em português, e à portuguesa, tem mesmo de comprar o Malhas Portuguesas da Rosa Pomar. Também gosto de O tricot em 10 lições, das publicações Europa América.
Knitting Tutorials
Knitting Tutorials, The Craft Sessions | How To,  xxxx.As generosas autoras destes blogues disponibilizam não só muitas dicas sobre fazer malha, como são uma enorme fonte de inspiração.

3 comentários:

  1. Fiquei tão contente por encontrar este blog. Também aprendi a tricotar em pequena mas, só há muito pouco tempo me interessei por transformar os fios em peças. E ando encantada. Claro que, sei muito pouco, engano-me, desmancho, recomeço, procuro vídeos no YouTube :) por isso fiquei tão contente de encontrar aqui tanta informação já reunida. E além de tudo com aspecto impecável e óptimo bom gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Se ajudar nem que seja uma pessoa, já fico super contente! Boas malhas!

      Eliminar
  2. Obrigado por partilhar esta informação!! Comecei a aprender há muito pouco tempo e nada sei :-) ando a tentar fazer um casaquinho para bebé, mas está difícil!!! Susana pinto

    ResponderEliminar