Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

amostra: começar bem | swatch: start well

 scroll down for english

Image Credits: Design Sponge | Studio Tour: Jared Flood from Brooklyn Tweed
Quando comecei a fazer malha não fazia amostra. Depois comecei a ter uns pequenos desastres  e lá comecei relutantemente a fazê-la, coisa quase tão má como desmanchar ou costurar. Mas à medida que se vai fazendo cada vez mais malha, sei lá como que resultante de um processo de amadurecimento,  fazer uma boa amostra torna-se em si mesmo um prazer. Juro! 

O que é a amostra?
Amostra (swatch) é número de malhas (stitches=st) e de carreiras (rows=r) contidas num quadrado em malha com 10 cm de lado (4 inches)

Porque é que deve fazer uma amostra?
Todos os projetos em malha dão indicação da amostra que permite obter um determinado resultado final. Se quer reproduzir esse projeto tem de garantir que está a utilizar as agulhas certas para um determinado fio. Se a sua amostra tiver mais malhas (maior tensão) ou menos malhas (menor tensão) a sua peça final pode ficar mais pequena ou maior do que o desejado, ou pode mesmo ficar desproporcionada.

O que influencia a amostra?
O fio, as agulhas e a forma de trabalhar.

Como fazer a amostra?
Faça uma amostra com 13 cm de lado(*), com o fio e as agulhas indicadas nas instruções do projeto. A amostra deve reproduzir exactamente o ponto ou pontos utilizados no trabalho.
Trate a amostra da mesma forma que irá tratar o seu projeto final (deve portanto lavar e deixar secar a amostra antes de contar as malhas)
Coloque a amostra numa superfície plana.
Recorrendo a uma régua e a dois alfinetes, marque 10 cm na horizontal e conte o número de malhas obtidas. Depois marque 10 cm na vertical e conte o número de carreiras.

 (*)Se as instruções indicarem uma tensão de 20x28, significa que em cada cm tem 2 malhas, e portanto para conseguir chegar a uma amostra de 13 cm de lado terá de montar 20+3x2=26 malhas.

E se o número de malhas e carreiras for mais elevado que o da amostra das instruções?
Significa que a tensão da sua amostra é maior que a pretendida para o projeto em questão (está a produzir uma amostra mais apertada),  e por isso tem que experimentar fazer tudo de novo com umas agulhas mais grossas (experimente um número acima).

E se o número de malhas e carreiras for menor que o da amostra das instruções?
Significa que a tensão da sua amostra é menor que a pretendida para o projeto em questão (está a produzir uma amostra mais larga) e que tem de experimentar com umas agulhas mais finas (experimente um número a baixo).

E se o número de malhas é exactamente o recomendado, mas o número de carreiras não?
Na maior parte dos casos não é critico, porque pode fazer mais ou menos carreiras para obter o mesmo comprimento das instruções. Mas em alguns casos específicos isso não é verdade como nas camisolas feitas de cima para baixo, em raglan por exemplo, ou outro tipo de projetos em que se quer dar uma certa forma à peça através de um determinado número de aumentos ou diminuições. Vale a pena nesses casos tentar chegar ao mesmo número de carreiras experimentando outras numerações de agulhas (números intermédios por exemplo), ou outros materiais. Se mesmo assim não conseguir chegar às carreiras recomendadas há algumas técnicas para recalcular o esquema.

Estes são os meus artigos favoritos sobre o tema (para quem não está convencido ou quer saber mais)

Para ver: 

Para ouvir:

Para ler on-line:
Tension: A Not-Too-Tight Tutorial
Tension: A Not-Too-Tight Tutorial

Para ler of-line:
O tricô em 10 lições, página 39 a 41
Compendium of knitting techniques, páginas 20 e 21
The big book of knitting, páginas 258 e 259

For further information in english please click in the above links

1 comentário:

  1. Outra sugestão para a utilização do valor da densidade de malhas e carreiras numa amostra: para modificar os modelos. Não precisas de ter exactamente o número de malhas e de carreiras na tua amostra se souberes como calcular o número de malhas e carreiras a trabalhar para teres as dimensões que tu queres. Realizo sempre amostra, mas nunca me dou ao trabalho de tentar ficar exactamente com o mesmo número de malhas e carreiras que o modelo indica. Faço amostra até ter o tecido que EU gosto, com o fio que EU quero, e depois altero o modelo para a minha tensão.

    ResponderEliminar